Para falar da TV SALVADOR precisamos antes falarmos um pouco da Revista Bahia Acontece. A RBA surgiu em 1995 fundada pelo jornalista Jarlei Augusto, como um guia comercial do centro de Salvador e pouco tempo depois se tornou uma revista completa com matérias diversas.

 

 

Em 2011, há 3 anos já na internet, o portal da Revista Bahia inovou ao colocar matérias jornalísticas em vídeo, algo que não se via na ocasião. Mas foi em 2013 que, devido a variedade de conteúdos em vídeo, que surgiu a TV.

 

 

O projeto foi sendo aprimorando ao longo dos anos, sendo lançado no dia 16 de Janeiro de 2017 com o nome provisório de TV Soteropolitana. A Identidade, “TV SALVADOR”, foi assumida em Outubro do mesmo ano, após aquisição dos direitos de uso da MARCA.

IDENTIFICAÇÃO VISUAL:

Toda empresa que se preze precisa ter um logotipo, pois é através dele que é feita a comunicação visual e passada a imagem ou mensagem da organização para o mercado e seu público alvo.

Em seu logotipo, a TV SALVADOR reuniu o máximo de elementos que representam a nossa terra, a nossa gente e principalmente as características da nossa TV. Dentro de uma análise semiótica, podemos observar signos importantes em nossa marca como:

De dentro para fora, no interior do globo, temos um fundo colorido, onde o vermelho, além de representar a vida através do nosso sangue, faz menção a nação Tupi: tupiniquins e tupinambás. Índios que habitavam o sul da Bahia e que tiveram o primeiro contato com os colonizadores portugueses em 1500.

A cor amarela representa toda nossa miscigenação.

O entre tom laranja, o nosso pôr do sol.

O Azul o céu de Salvador e o branco, a paz do nosso povo.

O colorido também representa toda a nossa diversidade étnica como explicado acima e a cultural pelas múltiplas artes, e faz menção também, ao arco-íris utilizado pelo movimento LGBT.

A Letra “S” que faz menção ao nome de ‘SALVADOR’ e também a palavra “SOTEROPOLITANO” que tem origem do grego, cujo o significado é: “sotero” = Salvador, “poli” = cidade, e “tano” que por sua vez significa “nascido”.

O “S” com suas duas pontas, falando jornalisticamente, pode representar os dois lados de uma mesma notícia, dando menção a um dos principais valores éticos do jornalismo, a “IMPARCIALIDADE”.

Por fim, se analisarmos que a mesma letra está dentro de um circulo vazado que representa uma aliança, temos um compromisso com o nosso povo.

 

NOSSOS VALORES

Seguindo como exemplo os valores éticos do jornalismo, procuramos sempre de forma imparcial, independente e verdadeira, passar aos nossos telespectadores um conteúdo diversificado, exaltando o valor da nossa gente e de nossas culturas.

 

META:

Como um veículo de imprensa, temos muitas responsabilidades sociais, entre elas a obrigação de manter a população informada e contribuir para o desenvolvimento sadio da sociedade. :

Criar eventos sociais em comunidades carentes e desassistidas
Exibir vasta programação com o conteúdo diversificado voltada para o entretenimento, educação, informação, empreendedorismo, empoderamento feminino, artes, música, dança, teatro.

O ALCANCE

Através de parcerias importantes, com operadoras de televisão a cabo, inicialmente a SALVADOR está no CANAL 12.1 no “line-up”da TVL, mas a nossa principal aposta está mesmo no poder de comunicação da internet.

Através de um aplicativo “multi-plataforma”, desenvolvido para todos os dispositivos móveis de conexão à internet e para as SMART’TVs de todas as marcas, o que amplia significativamente o nosso alcance. Nele o usuário vai poder escolher através de um “MENU”, entre assistir o nosso conteúdo ‘AO VIVO’ ou optar por assuntos do seu interesse como: ‘HUMOR’, ‘ARTES’, ‘JORNALISMO’, etc.

Na prática funcionamos basicamente como o “NETFLIX”, que está disponível no mundo inteiro, nossa diferença neste caso é que o aplicativo não vai cobrar nada para quem quiser baixar e utilizá-lo. É o conteúdo de uma TV local de Salvador disponível para o mundo.

CONTEÚDO ONLINE

Além da via convencional e do aplicativo, toda a nossa programação é exibida ‘AO VIVO” em tempo real através do nosso portal na internet, no FACEBOOK, USTREAM e YOUTUBE.

 

O jornalista Jarlei Augusto volta às telinhas para apresentar o JORNAL SOTEROPOLITANO, na TV SALVADOR. A TV da Nossa gente!
Jornalista Jarlei Augusto apresenta o Jornal Soteropolitano da TV SALVADOR.

 

JORNALISMO

O nosso jornalismo, como n”ao poderia ser diferente, segue uma linha imparcial e independente. Atualmente contamos com o programa jornalístico #Agora Na Bahia, apresentado por Genildo Lawinscky e o Jornal Soteropolitano, comandado pelo jornalista Jarlei Augusto


A Revista Bahia

A Revista Bahia surgiu em maio de 1995. No inicio, ainda sem muita pretensão, se destacava como um guia comercial impresso, que era distribuído no centro de Salvador. Entre uma propaganda e outra, algumas notícias ganhavam destaque nas páginas simples e monocromáticas do exemplar.

A qualidade foi sendo melhorada com o decorrer do tempo, mas só no ano de 2000, a versão impressa da revista ganhou cores e novo formato, passando ter em seu conteúdo, matérias sazonais e muito mais informações, não somente do Centro mas de toda a cidade do Salvador.

Já em 2008, a Revista Bahia Acontece ganhou a sua versão ‘on-line’ através do endereço ‘www.revistabahia.com.br‘, e desde então, vem se mantendo na internet com um portal rico em informações e com o conteúdo direcionado a todas as faixas etárias, mostrando tudo o que acontece em nosso estado.

Em 2011 a Revista Bahia inovou ao trazer o formato das reportagens dos telejornais da televisão para internet, o que tem sido um sucesso total, já que o conteúdo multimídia se torna bem mais atrativo ao olhos do internautas, incentivando o compartilhamento nas rede sociais e aumentando o número de visitas no site.

Visitantes no portal:

Desde 2008, ano em que o portal passou a funcionar na internet, o número de visitantes vem aumentando significativamente, fruto de um trabalho com muita determinação e seriedade.

Mas, foi em 2010 que despontamos de vez, e segundo o “Google Analytics”, ferramenta da Google que mede o fluxo de visitantes em um site, registramos cerca de 400 mil acesos mensais, de lá pra cá, as estatísticas vem superando todas as nossas expectativas e de Setembro de 2013 até março de 2014, foram mais de 3 milhões de pessoas acessando as nossas páginas. Desse total, cerca de 80% são usuários oriundos das redes sociais, como Twitter, Linkedin, Google+ e principalmente o Facebook. Em todos os sites de relacionamentos sociais, a Revista Bahia goza de imenso prestigio e é sempre bem referenciada.